data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Defesa Civil de Dona Francisca (Divulgação)
Ponte que dá acesso à Linha Moinho cedeu em Dona Francisca
A forte chuva que atingiu Santa Maria, na madrugada desta quinta-feira, também causou transtornos em pelo menos cinco cidades da Região Central. A situação ainda é apurada pelos órgãos responsáveis de cada local.
Polícia localiza mulher que pode ser mãe de bebê abandonado em contêiner
AGUDO
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Mariel Dickow, na madrugada de hoje choveu forte na cidade. Por conta disso, há difícil acesso nas estradas no interior, já que muitas ficaram danificadas com pedaços de folhas, madeiras e pedras. O aterro da ponte em Volta dos Balzan cedeu dos dois lados, mas a secretaria de obras de Agudo já está no local para reparar os danos. Não há famílias desabrigadas e nem desalojadas. Também não houve registro de granizo.
DONA FRANCISCA
Em Dona Francisca, o maior dano é na Linha do Moinho, que fica 10 km da cidade, onde uma ponte cedeu. As estradas ao redor da linhas estão alagadas por conta dos arroios que ficam próximos ao Moinho. Segundo, a responsável atual pela Defesa Civil na cidade, Laura Hermes, provavelmente não será decretada situação de emergência.
VÍDEO: moradores da região não aprovam possível extinção de municípios
FAXINAL DO SOTURNO
A chuva começou de madrugada na cidade e acumulou cerca de 80 milímetros. O resultado foi nove casas alagadas. As famílias foram atendidas pelos servidores da prefeitura e pelos bombeiros voluntários.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Prefeitura de Faxinal do Soturno
Na Vila Verde Teto, foram sete moradias afetadas pela água. De acordo com a equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, a tubulação não conseguiu dar vasão ao excessivo volume de chuva, concentrado em tão pouco tempo. Na localidade de Linha Dona Francisca, na ERS-348, o trânsito ficou temporariamente bloqueado. Já na Linha Saxônia, o temporal causou um desmoronamento de terra, fazendo-se necessária a realocação de uma família temporariamente para o Centro Comunitário daquela localidade.
A Secretaria Municipal de Assistência Social prestou atendimento às famílias e entregou colchões, kits de higiene e limpeza, além de alimentos. Aqueles que estiverem precisando de algum auxílio podem contatar a Secretaria pelo telefone (55) 3263-2214.
Também foram registrados danos nas estradas e pontes do município. No Cerro Comprido, onde está localizada a Ermida de São Pio, houve um desmoronamento de terra, que bloqueou temporariamente o tráfego de veículos. Logo no começo da tarde, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos já havia liberado o trânsito no local. Durante todo o dia, as equipes da pasta trabalharam na desobstrução de estradas, abertura de valetas e demais reparos necessários.
PARAÍSO DO SUL
Desde a madrugada, a cidade registrou 90 milímetros de chuva segundo o secretário de obras, José Luiz da Silva. Há estradas alagadas, principalmente uma via de acesso à Linha Patrícia, cerca de 15 km da cidade, onde houve deslizamentos de terra e há galhos na pista. Como esse é o único acesso à região, os moradores estão ilhados. José Luiz estima que, por volta de 12h, máquinas poderão liberar a estrada. Uma pinguela sob o arroio da Linha Patrícia desabou. Equipes do município aguardam o nível da água baixar para que a situação possa ser avaliada. Na manhã de hoje, apenas garoava na cidade.
VÍDEO: central do Samu começa a operar a partir de segunda em Santa Maria
SÃO GABRIEL
Na semana passada, a cidade foi uma das mais prejudicadas pelo temporal que atingiu a região. O Rio Vacacaí já voltou ao nível normal. A situação mais periculosa, no momento, é sobre o risco de ruptura de Barragem dos Eucaliptos, no assentamento Conquista do Caeboaté. Na última terça-feira, a Defesa Civil Estadual realizou vistoria na estrutura. O corpo de Bombeiros e a Secretaria de Assistência Social do município notificaram formalmente as famílias em local de risco. A Defesa Civil da cidade informou que são duas residências com risco. Até o momento, o trabalho focou em instalar um dreno para diminuir o risco de ruptura da barragem.
ROSÁRIO DO SUL
Em Rosário do Sul, uma das cidades mais atingidas pelo temporal na semana passada, a chuva da madrugada desta quinta-feira foi fraca, conforme o coordenador da Defesa Civil Iran Najar. A cidade, que chegou a decretar situação de emergência no dia 1º deste mês, chegou a registrar 200 famílias desabrigadas ou desalojadas na até a quarta-feira por causa da cheia do Rio Santa Maria. Nesta madrugada, o volume de chuva foi cerca de 10 milímetros, apontou a Defesa Civil.
JÚLIO DE CASTILHOS
Segundo o prefeito João Vestena, há apenas uma casa alagada na cidade devido à chuva, mas o sistema hídrico, de modo geral, está funcionando.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">